Conversando com o pessoal da Terceira Idade sobre Internet descobri muita coisa sobre a visão que este público têm a respeito deste canal de comunicação.
A televisão e os demais hábitos estão `a frente, em termos de uso, da Internet. Já que este meio é novidade no cotidiano deste público.
Ao entrar na Internet a primeira atividade é ler e enviar e-mails, seja para contato com filhos e netos, bem como receber e enviar mensagens com imagens e sons.
Para os idosos aprender mais sobre ferramentas de comunicação é fundamental. Saber salvar, anexar e enviar imagens, também, é importante.
Tudo é muito difícil ao acessar a Internet. Principalmente a linguagem que na maioria é em inglês. E o medo é presente, medo de estragar, deletar tudo.
Além disso, devido a idade eles percebem que a falta de uso da ferramenta leva ao esquecimento. Por isso, o uso diário é uma forma de não esquecer como utilizar este canal.
A compra online é vista como um risco. Pagar e não receber, chegar o produto com problemas e não conseguir trocar, risco ao dar os dados.
Mesmo em sites com selos de segurança, a compra online e transações bancárias são e sempre serão um risco. Pois há muita insegurança no uso deste canal.
O que os idosos diriam à Internet: Controle, Tenha Menos Informações, Paciência, Me Explica, Seja Mais Fácil.
Os sites são desenvolvidos com fontes em tamanho pequeno demais para aqueles que nesta idade apresentam problemas de visão. Muitas cores, banners, ícones piscantes, ou seja, informação demais para uma tela só.
Por isso, vamos pensar mais neste público que é o segundo maior em população no Brasil e está em crescimento constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário