Quando se está falando em estratégia empresarial é comum ouvirmos: "Se você não sabe para onde esta indo, qualquer caminho serve".
Isto se deve a definição de estratégia empresarial.
Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente:
(1) senso de direção e continuidade a longo prazo;
(2) flexibilidade e agilidade no dia a dia.
Uma boa gestão estratégica empresarial envolve inúmeros fatores, a começar pelo planejamento estratégico. E este exige tempo e dedicação, pois a pesquisa é longa.
Um bom planejamento estratégico apresenta dados relevantes do ambiente externo, da concorrência, dos fornecedores, dos clientes. Além das tendências do segmento em que a empresa atua.
É muito importante identificar as ameaças e oportunidades, analisar o ambiente interno e permitir identificar os pontos fracos e fortes.
Depois desta longa pesquisa será elaborada a visão, missão e os valores da empresa. Construção dos objetivos da empresa, desenvolvimento de estratégias para alcançar os objetivos. Com isso, desenvolve-se um plano de ações e, por último, um controle para checar os resultados.
Mesmo com todo esse planejamento, estar atento as mudanças é fundamental. As empresas que perceberem hoje os impactos futuros em seus negócios e forem capazes de implementar ações para lidar com as mudanças, terão grandes chances de sucesso.
"O Futuro não é Previsto Ele é Preparado" (Maurice Blondel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário